
- Nº 1808 (2008/07/24)
<font color=0094E0>Teatro de intervenção</font>
Em Foco
A programação do Avanteatro para este ano mantém, no fundamental, as áreas artísticas abrangidas nos últimos anos, ou seja, o teatro e o teatro para a infância, a dança, a música e o cinema-documentário.
Destaca-se, no entanto, os 47 anos da criação do Grupo de Teatro Moderno de Lisboa, que lançou e que deu origem a vários grupos de grande qualidade e que foram um marco no panorama do teatro português e na luta contra a ditadura, antes do 25 de Abril, apresentando uma peça de Armando Caldas, «O Tinteiro», uma exposição e a continuação do lançamento do livro e um debate sobre o tema.
Será ainda evocado os 50 anos das Eleições para a Presidência da República de Arlindo Vicente e Humberto Delgado, com a peça «Obviamente demito-o», de Helder Costa e representada pela A Barraca.
Estarão ainda presentes grupos de outros pontos do País, como Coimbra e Leiria, e o Grupo de Teatro de Boliqueime (Algarve), com a peça «O Príncipe de Spandau».
Na animação infantil, para além do teatro, a programação vai contemplar ateliers, que irão fazer as crianças inter-agir com as peças que estarão em palco.
Por último, na dança, realizar-se-á o espectáculo «Íman». No cinema, será exibido o filme «Contra a privatização da água». No bar, existirá muita animação, com a participação de vários tipos de expressão musical.